Pular para o conteúdo

A Vida Por Trás Das Cumbias, As Drogas E As Guerras

    A Vida Por Trás Das Cumbias, As Drogas E As Guerras 1

    Hoje irei tratar sobre o que coloquialmente chamado de “ñeros”. Como se reconhece um “ñero”? Os homens, normalmente, têm cabelos longos, com raros penteados. Fazem uso calças largas e camisa tipo pólo, em torno de dois a 3 tamanhos maiores do que deveriam usar.

    Levam tênis e bonés de marca, de cores fosforescentes. A maioria das mulheres têm penteados correctivas, curvos ou arqueados, usam shorts e blusas muito curtas, as quais permitem que se olhe o abdômen. Ademais, se maquiam exageradamente e também fazem uso tênis de marca, de cores fosforescentes. Enorme parcela deles são compradores de substâncias psicoactivas e portam armas, sejam cortantes ou de fogo. Pra pronunciar-se dos “ñeros” temos que contextualizar a estes como um segmento populacional e, pra essa finalidade, precisamos ter em conta o tipo de país em que vivemos e a razão visto que se dão este tipo de culturas.

    segundo a socióloga Pomba Bahamón, professor da Faculdade Autônoma de Bucaramanga -UNAB-, contra os “ñeros” há uma espécie de distinção, já que a Colômbia é um nação que, tradicionalmente, é muito preconceituoso. Os colombianos tendemos a ser classistas, racistas, machistas e intolerantes do que desconhecemos, em razão de não nos permitimos a reflexão sobre isto o país que somos.

    Um dos antecedentes, de tudo o que ocorre em nosso nação, é em vista disso que acontecia pela data da colônia e da maneira como se deu a estratificação social. Tudo o que se dava pela colônia, devido a da raça a que lhe pertencer: o crioulo, mulato, indígena, etc., são antecedentes que dão resposta a razão de ser da Colômbia hoje em dia.

    • Carolina Zuzunaga Cárdenas
    • Volta pra pentear a sobrancelha
    • A que idade você fez o primeiro vídeo
    • Ivan Gomez
    • Não se esqueça dos lábios
    • Alguma das escovas pode perder por princípio um cabelo
    • Por não dizer de bocas de rímel que faz os cílios pareçam pernas de aranha

    No passado dia quatrorze de maio de 2015, o programa jornalístico “Os informantes”, do Canal Caracol, mostrou a história de uma menina de 14 anos que é a líder de uma gangue de mulheres em Bucaramanga. A história de existência de “Angelita” é uma das tantas histórias de milhares de garotas que formam uma gangue, não apenas em Bucaramanga, entretanto no decorrer e largo da Colômbia. Quem são “os ñeros”? Na atualidade se lhes conhece bem, há 30 anos se lhes chamava gamines e há por volta de 50. 60. Setenta anos falava-se da multidão.

    o Que é ser ralé, plebe, gamín, ñero? De acordo com Paloma Bahamón, é ser miserável, é não ter oportunidade na população, não ter recursos pra ter educação, etc., A palavra “ñero” vem de um amigo. Deste jeito, os ñeros e ñeras, entre eles, são chamados deste modo pelo motivo de sentem uma amizade e um companheirismo.

    Os ñeros em Bucaramanga. A plena luminosidade do dia, vêem-se moças, adolescentes e até adultos portando armas cortantes, consumindo droga, seja cocaína, bazuco, maconha, pílulas, destacou, além de outros mais, e agressões a cidadania em todos os aspectos. A dificuldade se torna mais vasto e mais crônica quando há jogos de futebol no Estádio Alfonso López. Bairros como San Alonso, Da Universidade São Francisco e são os mais afetados no momento em que joga no computador. Pelo motivo de é o evento que, podes-se contar, mais “ñeros” reúne e se vêem as gangues fumando maconha nas esquinas e praças de tais bairros.

    O mais surpreendente não é observar “ñeros”. Aqui o que mais impacta é ver crianças de 9, 10, onze anos pedindo moedas para entrar no estádio e sendo assim poder enxergar o jogo, e ademais, consumindo a droga. Todavia, o estádio e seus arredores não são os únicos lugares onde há presença de gangues.

    Marcações: