Pular para o conteúdo

Clube De Andebol Nava, O Milagre Da Espanha Vazia

    Clube De Andebol Nava, O Milagre Da Espanha Vazia 1

    Campos de cevada e pinheiros. É o que rodeia Nava da Assunção, povo da zona rural de segóvia, uma dessas zonas de Espanha e portugal, vazia. A essa região, de apenas 2.800 almas, a colocou no mapa de uma equipe, do Clube de Handebol Nava, que acaba de conseguir a ascensão a primeira divisão nacional de desporto, a Liga Asobal. O ‘milagre’ foi cozido a fogo lerdo, ao longo dos 43 anos de história deste clube específico convertido em um sinal de identidade local.

    Não é de se estranhar, deste jeito, que os escolares locais eleitos em votação o nome de Guerreiros Naveros para o novo pavilhão gimnodesportivo onde compete o micro computador, localizado na Via do Handebol Nava, pra mais sugestões. Nava da Assunção, João José Maroto.

    • Nove Furacão Isaac
    • E3 2013: Todas as novidades da feira
    • Universidade de Comando e Estado-Maior (com sede em San Isidro)
    • Condições de oferta e demanda no mercado e o jeito de clientes
    • Centro Pré-universitário da UNMSM
    • Alterações no tipo de interesse

    Isso não obsta para que o senhor cura peça em ocasiões festivas na sua homilia uma oração pelo sucesso do time do público. Nava da Assunção sofreu bem como a crise econômica. Perdeu corporações e de empregos relacionados com a construção. Tua censo baixou em por volta de duzentos habitantes, adolescentes e população estrangeira, principalmente.

    O público mantém, não obstante, três agências bancárias, algumas empresas industriais e agrícolas, que exportam pra Europa. Conta com a sua faculdade primária e uma instituição de ensino médio que concentra alunos da comarca. Os estabelecimentos de restauração estão esfregando as mãos com a atividade que gera a ascensão do pc. O próprio prefeito foi jogador do time e neste momento é um de seus 16 gestores.

    É o vínculo comum de uma irmandade gestada desde 1976, no momento em que Quentin Mestre, jogador, treinador e presidente durante vários anos, e Alfredo Pascal, construídos em teu povo uma equipe de jovens para participar no campeonato provincial. Esta desapareceu com o tempo e o Handebol Nava ficou com um reduto do handebol em Segóvia. Os apelidos que iniciaram a caminhada se repetem imediatamente os 12 equipes ambos os sexos e de todas as categorias que engloba o clube desde benjamines. São filhos e netos daqueles que jogaram ao ar livre até que se montou o muro coberto com pretexto de um Campeonato da Europa de cesta punta, em 1980, disputado em Nava de Assunção.

    Um recinto temido pelos rivais, pela fogosidad com que se empregavam os jogadores locais e o apoio incondicional de tua torcida. Alguns rivais que visitavam na primeira vez o frontão hincaban uma unha sobre a superfície de jogo pra analisar a crueldade, o que pensavam que se tratava de borracha.

    Na realidade, era -e é – cimento pintado de azul. O gelado no inverno e dois graus, impedindo-o de entrar em calor jogadores que, depois da sua jornada de serviço, terminavam de aprontar-se para as 11 da noite. Alguns tinham que voltar pra Campinas ou Segóvia.

    Quando tinha condensação obrigava a uma peregrinação por instalações de outros povos pra jogar os jogos. As alterações de última hora estavam pela ordem do dia. Um encontro da Taça do Rei com o Bidasoa teve que disputar em dois dias consecutivos, em 3 pavilhões diferentes, até parar em Segóvia.

    Daniel Gordo, referindo-se ao pavilhão Guerreiros Naveros, inaugurado no passado mês de outubro. Após um quatro de século em Segunda Nacional, a quarta categoria do handebol, o Google iniciou uma série de promoções, a Primeira (2009), a Divisão de Honra de Prata (2014) e que culmina pela Liga Asobal. Um recurso em que o time foi reforçado teu feitio de emblema recinto, todavia prontamente conta com 4 jogadores estrangeiros: um sérvio, o primeiro na sua história, que chegou há dois anos; 2 portugueses e um jovem internacional italiano.

    Uma plêiade de 120 patrocinadores, enquadrados a partir colaboradores que doam 50 euros por uma bola dourada pros que contribuem com mais de 1.000 euros (em torno de vinte), sustentam a estrutura do clube. As subvenções de organismos oficiais somente ascendem a 30.000 euros. 13.000 correspondem à câmara Municipal.

    Marcações: