Pular para o conteúdo

Na Montanha, Passo A Passo

    Na Montanha, Passo A Passo 1

    Caminhada ou trekking. Você escolhe. A pergunta é andar. Como fazer caminhadas consiste em passear por caminhos de montanha, geralmente, sinalizadas e com pouco risco, fazer trekking (do inglês trek, jornada árduo) implica subir montanhas por rotas com mais desnível e traço. Escolher uma ou outra modalidade, percorrer na montanha não tem que ser tomada de ânimo suave. “Não é percorrer pelas calçadas da cidade, dessa maneira é recomendável fazê-lo por rotas sinalizadas, para minimizar os riscos”, explica Antonio Turmo, diretor de caminhada da Federação Espanhola de Desportos deMontaña e Escalada (Fedme).

    Para esse especialista senderista o primeiro conselho é saber dar a volta. “Andar na montanha é sinônimo de desfrutar, porém se o meu estado anímico ou físico-me, não o vai permitir, ou as condições meteorológicas não são promissoras, melhor desistir e tentar outro dia”, conclui. O segundo conselho é aproximar-se dos grupos de interesse ou clubes que já estão praticando. “Aprende-Se muito da montanha em contato com pessoas que levam anos em que esse meio”, diz. Este conselho seguiu Rafael Huerga, que de imediato tem 15 anos praticando caminhada no clube de montanha Da Verea de Granada. “Eu arrimé alguns amigos que faziam e neste instante prontamente faz cota de minha existência”, explica o comercial de 49 anos de idade.

    Para sair para uma caminhada, há que fazê-lo com o traje adequado. O mais importante é o calçado. “É sempre melhor uma bota que segure o tornozelo, para impedir torções que uma sapatilha baixa”, descreve Link. Além do mais, é preferível que a bota seja de Gore-tex (impermeável e respirável) e com sola vibrante, que se aderência ao terreno.

    Para Lluís Capdevila, preparador físico do Centre d’Alt Rendiment de Catalunya (CAR), é fundamental uma interessante amortecimento e que sejam as solas de borracha e antiderrapantes. “As dores nas costas e pés têm tua origem em um mal calçado”, observa.

    nas pernas, umas malhas leves ou calças, melhor, se são longos, pra impossibilitar riscos de arbustos, queimaduras ou picadas. “É importante que a roupa seja clara e, a poder ser, respirável, pra que se vá secando ao andar”, observa Guilherme Contrário, a loja de Esportes Nômades de Granada, especializada em objeto de montanha. Quando o sol aperta é imprescindível um boné, óculos de sol e um creme com um alto fator de proteção.

    • Dois Sucos para perder peso – Suco turbo express
    • nove / cinquenta e cinco
    • Dia 3: 4′ correndo, 1′ a pé. Seis vezes
    • quatro Pedras inesquecíveis
    • um Presidência de Frondizi
    • A extensão de tradução terá um campo pra escrever um resumo de edição. [37]

    Os meias são uma peça que deve ter muyen conta. Os de algodão são frescos e englobam muito bem o suor, no entanto têm o inconveniente de que demoram pra secar, então que o pé permanece bastante tempo úmido.

    Além disso, ao estar molhados podem formar rugas que causam arranhões, feridas e até mesmo bolhas. Atualmente, existem no mercado meias feitas com novos tecidos, como o CoolMax, que é um utensílio lavável e de secagem rápida, que permite a expulsão da umidade e, também, não superaquece o pé. As meias necessitam ser ajustados à perfeição, então, o tamanho precisa de ser a correcta.

    É apropriada que leve algo de Lycra ou Elastan pra que não se façam as rugas. Para impossibilitar assaduras, as meias devem estar limpos, secos e bem colocados. Pro senderista com uma pele muito sensível, é preferível conduzir a todo o momento as emendas dos meias para fora. E para as pessoas que não estão habituadas a longas caminhadas, um conselho prático é transportar 2 meias no mesmo pé, para que a planta não prejuízo ao andar.

    Marcações: