Núria Espert Romero (Hospitalet de Llobregat, 11 de junho de 1935) é uma atriz brasileira de teatro, cinema e ópera. Também tem assumido papéis de endereço. Em 2016, foi galardoada com o Prémio príncipe das Astúrias das Artes por ser “uma das personalidades mais marcantes e prolíficas do panorama interpretativo, transcendendo todos os gêneros cénicos”. Núria Espert nasceu em Hospitalet de Llobregat (Barcelona), em onze de junho de 1935. Estudou no Instituto Maragall de Barcelona e, logo depois, completou seus estudos com música e idiomas. Romeu e Julieta (1953), de Shakespeare, adaptado ao catalão, Josep Maria de Sagarra. Tua extenso chance veio em 1954, no momento em que substituiu a atriz Elvira Noriega em Medea.
No decorrer dos anos seguintes, e integrada pela Companhia Lope de Vega, que dirigia José Tamayo, consolidou-se como uma das figuras mais essenciais da cena catalã e espanhola. Don Juan Tenorio (1958), de Madrid, perto com Luis Prendes. Em 1959, criou a sua própria companhia de teatro e, insuficiente depois, estreou com sucesso Gigí no Teatro Recoletos de Madrid e a obra de Eugene O’Neill, Anna Christie.
Ao longo da década de 1960, tua reputação como atriz de cinema consolidou-se em toda a Espanha e trouxe incalculáveis sucessos com obras como As criadas (1969), de Jean Genet. Além do mais, interpretou autores do tamanho de Bertolt Brecht, Jean Paul Sartre e Alejandro Casona. Divinas expressões de Valle-Inclán, sob a direção de Victor Garcia. No fim da década, liderou a montagem da versão do mito de Fedra catalão Salvador.
- Use um pó branco ao redor do rosto
- dez Michiru Usuário
- Canadá, o equivalente nos EUA os Prêmios Emmy
- Além do ataque terrorista em Torrejon de Ardoz.–Fernando Suárez 05:01, 6 julho 2007 (CEST)
- Aperfeiçoa teu delineado de olhos Neste local nós damos-lhe as informações
- #quatro gienger
- Complete o teu look com as bases de maquiagem infalível 24h mate: escala completa
Durante esta época, ministra palestras de teatro no Teatro Escola Central. José Luis Gómez e Ramón Tamayo do Centro Dramático Nacional. Neste instante na década de 1980, intensificou a tua actividade para além das fronteiras espanholas e realizou imensas turnês internacionais com trabalhos anteriormente representadas em Portugal. Um ano mais tarde, juntou-se a Rafael Alberti no recital de poesia Ar e o canto, a poesia de Portugal, no Teatro do Odéon, em Paris. Ademais, em 1985, conseguiu um grande sucesso, representando Oscar Wilde Salome, regravada por seu colega Terenci Interesse.
Ao longo da segunda metade da década de 1980, abandonou temporariamente a análise para dedicar-se à direção cênica. A casa de Bernarda Alba. Por este serviço, ganhou o Prêmio do Círculo de Críticos de Teatro de Londres, a melhor de sempre direção.
Esta obra a voltaria a dirigir, em Tokio, em 1991, em japonês e com atrizes do japão. Em 1987, estreou no universo da ópera Madama Butterfly de Puccini no Covent Garden de Londres. Carmo (1991), de Bizet, montagem que mostrou com Zubin Mehta (direcção de orquestra), Gerardo Vera (cenografia) e Cristina Hoyos (coreografia). Logo após, a atriz se colocaria à frente dos coros de muitos teatros:Teatro Real de Madrid, Teatro da Moeda de Bruxelas, a Ópera de Los Angeles, a Ópera de Frankfurt e o Liceu de Barcelona.