Pular para o conteúdo

“Sexism”. Encyclopædia Britannica Online Academic Edition

    "Sexism". Encyclopædia Britannica Online Academic Edition 1

    o Sexismo, discriminação sexual ou discriminação de gênero é o preconceito ou a distinção baseada no sexo ou gênero, diz-se bem como às condições ou atitudes que promovem estereótipos de papéis sociais instituídos em diferenças sexuais. As atitudes sexistas se apoiam em crenças e estereótipos tradicionais sobre isso os diferentes papéis de gênero. O termo é usado para mencionar-se à discriminação de ambos os sexos, e afeta indistintamente homens e mulheres.

    A discriminação sexual não é só um conceito dependente de atitudes individuais, mas que se descobre incorporado em várias corporações da população. O sexismo extremidade poderá incentivar o assédio sexual, a violação e outras maneiras de ferocidade sexual. A discriminação de gênero é acordada principalmente em termos de desigualdade no recinto de trabalho. De acordo com Fred R. Shapiro, o termo “sexismo” eventualmente foi desenvolvido em 18 de novembro de 1965, por Pauline M. tendo como exemplo, durante um “Fórum de professores e estudantes” em Franklin andMarshall College, uma universidade dos EUA.

    O sexismo podes ser instituído como uma ideologia baseada pela crença de que um sexo é superior ao outro. É distinção, preconceito ou estereótipo a respeito da base de género, e se expressa com superior freqüência pras meninas e as mulheres. Caracterizou-Se como o “ódio às mulheres” e o “preconceito arraigado contra a mulher”.

    1. você Se apresentará em concerto este disco
    2. É verdade que é o artista que mais cobra em Portugal por direitos de autor
    3. 2 Vitória temporária dos liberais e governo constitucional
    4. A Munha
    5. Vida saudável
    6. 1 Governo municipal
    7. A Irmandade dos Cabeças Negras (Pikk 26)

    A sociologia analisou o sexismo como manifestação tanto a grau individual como institucional. De acordo aos poucos, o sexismo se eterniza em todas as principais corporações sociais. Os sociólogos descrevem paralelos além de outros mais sistemas ideológicos de opressão, como o racismo, que bem como opera em tal grau a nível individual como institucional.

    As primeiras sociólogas como Charlotte Perkins Gilman, Ida B. Wells e Harriet Martineau, quais os sistemas de desigualdade de gênero, mas não usaram o termo sexismo, que foi usado mais tarde. Os filósofos que adotaram o paradigma funcionalista, como por exemplo, Talcott Parsons, entenderam a diferença de gênero como o repercussão natural de um modelo dimórfico de gênero. As psicólogas Mary Crawford e Rhoda Unger definem o sexismo como uma maneira de preconceito sustentado por indivíduos que abrange “atitudes e valores negativos sobre o assunto as mulheres, como um grupo”. A autora feminista bell hooks define o sexismo como um sistema de opressão que gera desvantagens pras mulheres.

    A filósofa feminista Marilyn Frye define o sexismo como um “complexo actitudinal-conceitual-cognitivo-orientacional” a supremacia masculina, o machismo e a misoginia. Na antiguidade, denominado como pré-história, as pessoas viviam em que Engels, em teu livro a origem da família, da propriedade privada e do Estado chamou de um sistema de consumo primitivo ou comunismo primitivo. Neste existia tanto a irmandade entre mulheres, como a fraternidade entre homem que coexistiam e colaboravam numa economia com bases pela caça e na coleta de alimentos.

    Marcações: